Dicas para definir valiosos Nichos de Mercado
Está em busca de novas ideias
para criação de um produto, ou até mesmo realizar um estudo para descobrir
quais os Melhores Nichos de Mercado, para abrir sua
empresa? Neste artigo, vamos explicar como você pode encontrar o nicho,
ou segmento de mercado certo para suas necessidades empresariais.
Você está com uma ideia de nicho na cabeça, porém este nicho é
amplo demais e você gostaria de trabalhar apenas com uma fatia deste mercado, ou
seja, um sub-nicho, mas não sabe como descobrir o melhor e mais rentável? Este
artigo pode ajudá-lo na sua definição.
Existem dois mercados básicas que você pode vender para:
consumidores e das empresas. Estas divisões são bastante óbvias. Por exemplo,
se você está vendendo roupas femininas a partir de uma loja de varejo, o seu
mercado alvo é o consumidor; se você está vendendo material de escritório, o
seu mercado alvo é as empresas (isto é referido como vendas “B2B”). Em alguns
casos, por exemplo, se você executar uma impressão de negócios, você pode estar
no mercado para ambas as empresas e indivíduos.
Existe também o enorme
mercado online, no qual você pode criar um produto digital e vender na internet e ainda trabalhar como afiliado. É um mercado extremamente lucrativo.
Este processo é conhecido como a criação de um produto de um
determinado nicho, e é a chave para o sucesso.
Bons nichos, literalmente não caem do céu, eles devem ser
cuidadosamente elaborados, e existe uma fórmula para descobrir determinados nichos
de mercados. Saiba mais aqui.
Em vez de criar um nicho, muitos empresários cometem o erro
de cair na armadilha, dizendo que pode trabalhar com dezenas de nichos de
uma vez. Enorme erro! Quanto menor for o nicho descoberto, maior é a
chance de ter sucesso! Porque? Você terá 100% de conhecimento de um nicho
de mercado pequeno, ou seja: as pessoas vão confiar em você, ao ver que
você domina este nicho.
Para descobri um bom nicho,
envolve alguns valiosos passos:
1. Faça uma lista de
desejos.
Com quem você quer fazer negócios? Seja o mais específico possível. Identificar
a distribuição geográfica e os tipos de negócios ou clientes que você quer para
o seu negócio. Se você não sabe com quem você quer fazer negócios, você não
pode fazer contato. “É preciso reconhecer que você não pode fazer negócios com
todos”. Caso contrário, corre o risco de esgotar-se e confundindo seus
clientes.
2.
Foco.
Esclarecer o que você quer vender, lembrando que, você não pode ser tudo para
todas as pessoas e “menor é maior“. Seu nicho não é o
mesmo que o campo em que você trabalha. Por exemplo, um negócio de varejo de
vestuário não é um nicho, mas um campo. Um nicho mais específico
pode ser “roupa de maternidade para mulheres executivas. ”
3.
Descreva a visão de mundo do cliente.
Um negócio bem sucedido seguem as regras passo a passo. “Faça
para os outros o que você faria para si mesmo” Quando
você olha para o mundo a partir da perspectiva de seus potenciais clientes,
você pode identificar as suas necessidades ou desejos. A melhor maneira de
fazer isso é falar com potenciais clientes e identificar as suas principais
preocupações.
4.
Sintetizar.
Nesta fase, o seu nicho deve começar a tomar forma como as suas
ideias e necessidades do cliente, e quer se unir para criar algo novo. Um bom nicho tem
cinco qualidades:
5. Avaliar.
Agora é hora de avaliar o seu produto ou serviço. Talvez você vai descobrir que
o nicho que você tinha em mente, exige mais viagens de negócios que
você está pronto para fazer. Isso significa que ele não cumpre um dos
critérios. Então, desfazer-se, e passe para a próxima ideia.
6.
Teste.
Depois de ter muitas ideias de nichos e produtos, teste
no mercado. “Dar às pessoas a oportunidade de comprar o seu produto ou
serviço, e não apenas teoricamente, mas realmente colocá-lo no ar”. Isto pode
ser feito através da oferta de amostras, tais como um mini seminário gratuito
ou uma cópia de amostra do seu boletim informativo. O teste não deve custar-lhe
um monte de dinheiro: “Se você gastar enormes quantias de dinheiro no teste
inicial do mercado, provavelmente você está fazendo errado”.
7. Vá
em frente!
É hora de implementar a sua ideia. Para muitos empresários, esta é a fase mais
difícil. Mas não tenha medo: Se você fez sua lição de casa, entrar no mercado
será um risco calculado, não apenas um jogo.
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